
Toca o sino lá em Belém ou se isto fosse verdade para todas as crianças era bom ouvir o sino tocar. Porque muitas crianças não têm Natal, não têm família nem recebem prendas. Agora explica isso aos miúdos. Tudo bem. Mas eu também não tenho prendas no Natal, diz uma! E outra e mais outra – eu também não! Podes ter outra religião, outra cultura, enfim e também é possível que não estejas a dizer a verdade porque em Portugal não há crianças sem Natal. Há, claro que há…. Mas é mau demais teres alunos que não festejam o Natal, que não recebem prendas e que, sobretudo, não são amados, acarinhados, etc, etc. E carregam consigo uma revolta demasiado pesada para o seu tamanho que os vai esmagando.
Não podes tu ter um saco de Pai Natal e distribuir presentes por essas crianças. Não podes pegar nos pais e familiares e dar-lhes um coração e uma consciência. Não podes sensibilizar a sociedade e torná-la solidária. Mas afinal que podes tu fazer? Uma coisinha de cada vez, um passo cuidadoso não vás ser mal interpretada, um pincelada nas paredes esburacadas. O frio vai entrar na mesma. A tua pincelada não vai fazer a diferença.
Só me resta tocar o sino como se estivesse em Belém e mostrar que é bom ouvir o sino tocar mesmo que isto da felicidade e igualdade para todas as crianças não seja verdade, mesmo que das minhas mãos só possam sair pinceladas, pode ser que faça ecoar o sino para muitas delas nos momentos em que o frio trespassa as paredes esburacadas.